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quarta-feira, 9 de maio de 2012

Spec Ops: The Line // Grandes expectativas, apesar dos controles (Prévia)


Na primeira olhada, Spec Ops: The Line se parece com qualquer outro jogo de tiro em primeira pessoa. Os gráficos lembram os de SOCOM 4: U.S. Navy SEALs, enquanto o protagonista é aquele sujeito genérico de cabeça raspada e voz forte dos games de ação. Porém, a versão demo do título, já disponível na PlayStation Network e Xbox LIVE, mostra que há muito valor além das primeiras aparências.
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A história, recheada de mistérios, mostra uma Dubai engolida por uma grande tempestade de areia, que destruiu completamente a antes imponente cidade. Um soldado americano, o Coronel John Konrad, contrariou as ordens de seus superiores e permaneceu no local para ajudar no resgate dos poucos sobreviventes que restaram, ao lado de seus companheiros de esquadrão. Deixado para trás, o oficial acaba desaparecido até ressurgir, seis semanas depois, em uma fraca transmissão de rádio.
A reaparição motiva o envio do protagonista, o Capitão Martin Walker, e dois companheiros para a acabada cidade. Ao chegarem lá, eles se veem em meio a uma verdadeira guerra civil entre refugiados e os próprios soldados americanos da tropa de Konrad, todos manipulados por um ex-agente da CIA.
A amostra disponível nas redes conta com fases distintas. É possível ver os momentos iniciais do game, quando os soldados estão chegando a Dubai, e trechos mais avançados, quando Walker e sua equipe já estão dentro da cidade e percorrem um caminho por dentro de prédios inteiramente destruídos.
Tiroteio sob o sol
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Spec Ops: The Line apresenta uma ação interessante, com inimigos capazes de criar estratégias e surpreender o jogador. Em mais de um momento, durante nossos testes, fomos cercados pelos oponentes, que percebiam as estratégias de ataque que utilizávamos e tentavam de diferentes formas acabar com a raça dos aliados.
Há também uma grande variação entre os tipos de soldados presentes no cenário, exigindo raciocínio rápido na hora do combate. Em determinado momento da demonstração, Walker e sua turma estão no topo de um edifício enfrentando franco-atiradores e soldados de infantaria, todos ao mesmo tempo. Aqui, foi preciso muita agilidade no gatilho para lidar com os oponentes mais próximos antes que o sniper pudesse mirar e atingir o protagonista em cheio.
A favor dos mocinhos, existe um controle tático dos companheiros. Por meio dos gatilhos superiores, é possível ordenar que os parceiros concentrem os disparos em um determinado oponente, enquanto você troca de posição no campo de batalha ou ataca em outra direção. O uso da função é essencial, principalmente quando se leva em conta que não há muita munição espalhada pelas fases.
O diferente nem sempre funciona
Queira ou não, os jogos de tiro contam hoje com um estilo de controles praticamente padronizado. Sendo assim, não é difícil achar jogadores que estranham ao pressionar o analógico de movimento e ver o soldado se abaixando em vez de correr. Ou apertar o tradicional botão de ação e ver o personagem executando uma ação completamente diferente.
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É uma questão de costume, claro, mas é impossível não acabar utilizando alguns dos cacoetes adquiridos ao longo dos anos jogando games de tiro, todos com o mesmo estilo de controles. Quando isso acontece em um momento de combate intenso e o movimento instintivo do jogador não é correspondido por uma ação equivalente na tela, o resultado é frustração.
Para compensar isso – e a ausência de opções de personalização para tornar o layout do joystick mais tradicional –, Spec Ops: The Line exibe uma jogabilidade extremamente ágil, com boas respostas dos comandos do jogador e um sistema de colisão refinado. Não existem confusões quanto aos locais que podem ser utilizados como cobertura e o game foi desenvolvido de forma a conter diversos deles, evitando que o protagonista fique preso a um único local e não possa atacar da maneira que desejar.
Se depender da amostra disponibilizada nas redes online, Spec Ops: The Line tem potencial para figurar entre os mais divertidos games de tiro desta geração. Vamos esperar que a qualidade exibida na demo também se estenda a todos os capítulos do game final. O game chega às lojas em 26 de junho
Fonte: BJ