Na opinião de Gareth Wilson, ex-desenvolvedor de Blur e atual designer-chefe da produtoraSumo Digital, os títulos de corrida da atualidade sofrem de uma falta de inovações. Para ele, que trabalha atualmente em Sonic & SEGA All-Stars Racing, o gênero se beneficia mais do que qualquer outro das novas gerações de consoles.
Em entrevista, ele afirma por experiência própria que esse tipo de título sempre impressiona e apresenta boas vendas no início do ciclo de vida dos video games. Mais tarde, porém, o gênero passa a sofrer com o lançamento de sequências e torna-se pouco relevante, com cada game novo que chega às lojas tornando-se mais do mesmo.
Wilson cita as reações entusiasmadas ao anúncio de Project Gotham Racing 3, um dos primeiros títulos para Xbox 360 como exemplo. Na opinião do designer, o mesmo tipo de recepção não foi visto quando a sequência do game chegou ás prateleiras.
Para o desenvolvedor, a próxima geração de plataformas darão um novo nível de imersão e qualidade aos games de corrida.
Fonte: Revista Oficial do Xbox 360