Pesquisar

terça-feira, 1 de maio de 2012

Jogando Super Nintendo Online

Olá amigos…
Já tiraram uma partidinha de Top Gear ou Final Fight hoje? Não!!! Então aproveite o tutorial.
Já era uma idéia antiga do Fera-Fox, de muitos amigos e minha também de elaborar um tutorial de como se jogar jogos do Super Nintendo Online via o Emulador Zsnes.
Finalmente criamos vergonha na cara e colocamos a mão na massa.
Tiramos como base, várias dicas de alguns sites assim como de uma comunidade do Orkut, então, é bem provável que vocês vejam aqui, trechos que já tenham visto em algum lugar.
Segue o link da comunidade de onde alguns trechos foram tomados como base assim como o site Emuladorez: Comunidade Emuladorez – Site Emuladorez

Informações Gerais

Tutorial: Jogar Super Nintendo Online via Zbattle
Autor: Fera-Fox / Boca-Fox
Conteúdo de estudo: Várias fontes.

Introdução

O ZBattle é um programa (gerenciador de netplays) específico pra quem quer jogar Super Nintendo online, via o conhecidíssimo emulador ZSNES. Ele permite que o jogador crie um server, que ficará visível em forma de sala a espera de adversário.
Mesmo que você tenha uma conexão discada (mais detalhes a seguir), é possível jogar razoavelmente bem.
A grande utilidade do ZBattle é facilitar o encontro imediato de jogadores dispostos a uma jogatina virtual. Ele dispensa o uso de chats ou bate-papos (msn, icq, uol, etc) já que possui um próprio, bem simples.
Não preciso falar da gama enorme de títulos que o SNES tem em seu acervo. A maioria dos jogos multiplayer funciona perfeitamente bem no ZSNES e, portanto, no ZBattle. Mas vamos ao que interessa.

1. O quê você vai precisar

*Emulador ZSNES versões 1.36 e/ou 1.42 (que são as mais usadas), tenha as duas, mas recomendo a 1.42 que é a que o pessoal tem mais usado:
zSnes 1.36: ZSNES 1.36
zSnes 1.42: ZSNES 1.42
O programa zBattle, que você encontra aqui.
A versão atual é:
zbattle.net 1.09 SR-1 beta (364KB – Windows 9x/ME/2k/XP)
zbattle.net 1.09 SR-1 beta (512KB – Linux, requires QT 3.1.x)
zbattle.net 1.09 SR-1 beta (4.46MB – Linux, static build, QT not required)
PS: data 16/11/2007
*Muitas roms de SNES, todas descompactadas e jogadas em um diretório específico (exemplo: /ZBattle Roms/). Se você já tem as roms, sugiro que vá separando os jogos multiplayer, mas antes disso, use o utilitário GoodSnes http://www.rom-world.com/file.php?id=15593 para que elas fiquem nomeadas corretamente, pois se as roms entre as partes que forem jogar estiverem com nomes diferentes, não será possível jogar.
*Também tenha versões diferentes de um mesmo jogo (americana, européia, japonesa, etc), para que você possa ir testando a compatibilidade de roms com seu amigo, quando conectado ao zbattle. Eu em particular prefiro usa as roms americanas (U), podemos também adotar as roms americanas como padrão, assim ninguém tem que ficar correndo em cima da horas atrás de rom. Só como exemplo, meu amigo Leonardo (user Varini no fórum) e eu, testamos a rom Mario Kart (U)[!] e dava erro toda hora, trocamos para a versão Mario Kart (E)[!] e funcionou perfeitamente.
Para auxiliar a todos, vou postar no final do tutorial, uma lista com a descrição da nomenclatura usada nas roms.

2. COMO CONFIGURAR E JOGAR:

*Com o ZBattle aberto, vá em FILE > OPTIONS. Lá coloque seu nick;
Tutorial Zbattle - www.retrobits.com.br
*A caixa “CONNECT ON STARTUP” deve ser marcada se você preferir conectar logo que o ZBattle seja aberto;
*Em “PATH TO ZSNES PROGRAM” obviamente busque o aplicativo zsnesw.exe, que na verdade é onde está o executável do seu Znes;
*“PATH TO ROM IMAGES”: ache o diretório das suas roms e abra;
*Configurando o Servidor, caso exista a necessidade:
Mude de servidor para que funcione, pois alguns podem ter uma versão do Zbattle que tenha configurado o servidor antigo usado pelo programa.
Vá até o diretório em que está instalado o ZBattle. Lá você vai encontrar um arquivo chamado“zbattle.net.ini”
Abra este arquivo com o bloco de notas (ou similar). Se você ver algo como isto:
code: [options]
server=iperez.ath.cx
serverport=4398
playername=
startport=4000
endport=8000
programpath=
rompath=
connectonstartup=1
[host]
playsound=0
soundfile=
playtextsound=0
textsoundfile=
Você deve mudar a linha “server=iperez.ath.cx” para “server=www.zbattle.net”, lembre-se, somente se houver necessidade, pois a versão atual do Zbattle o servidor já está correto.
Seu novo arquivo salvo deverá ficar assim:
code: [options]
server=www.zbattle.net
serverport=4398
playername=
startport=4000
endport=8000
programpath=
rompath=
connectonstartup=1
[host]
playsound=0
soundfile=
playtextsound=0
textsoundfile=
P.S.: Caso o arquivo já esteja com o servidor newcon, obviamente descarte esta dica.
Fonte: zbattle.net
*Depois de configurado, feche e execute o programa, e faça FILE > CONNECT para conectar ao servidor. Você vai estar no local onde as pessoas podem criar salas (máximo 2 jogadores por sala), ou aceitar desafios dando um duplo clique em alguma já existente.
Tutorial Zbattle - www.retrobits.com.br
*Para criar a sua sala, siga GAME > CREATE aparece a janela GAME NAME, onde você coloca o nome da sala. Nessa mesma janela, ao marcar a caixa DISALLOW DOWNLOADING, bloqueará o outro jogador de fazer download da rom sem a sua permissão.
*É importante colocar como nome de sala a versão do ZSNES usada, bem como o nome do game (ou games) a jogar. Exemplo de nome de sala criada: S Mario Kart (U) 1.36
Tutorial Zbattle - www.retrobits.com.br
*Mas vejam que a originalidade também conta nessa hora, seja para buscar desafiantes newbies, ou avançados. Só não vale xingar os outros, ou fazer como o bobão desta imagem…
Tutorial Zbattle - www.retrobits.com.br
Assim fica melhor:
Tutorial Zbattle - www.retrobits.com.br
*Depois, na janela HOST GAME, clique no botão SELECT, e escolha a rom. Clique em abrir. Pronto, agora é só esperar pelo adversário.
Tutorial Zbattle - www.retrobits.com.br

3. Dicas

Importante: não deixe seu ZSNES aberto, pois quando alguém entrar na sala, a compatibilidade de versões, tanto da rom, quanto dos zsnes serão verificados. Se você for o criador da sala, e tudo for compatível, o botão START estará disponível (neste caso, pergunte se seu oponente está pronto). Clique em START e espere o Zsnes fazer a conexão (este abrirá automaticamente). O mesmo vale se você for o cliente, e o outro jogador for o host. Nesse caso ele é quem vai clicar no botão START, portanto, não se desespere nessa hora.
Se o jogo pretendido não for compatível, selecione outra rom e vá tentando, mas sempre com a permissão do oponente.
Use o chat do Zbattle para resolver eventuais problemas de incompatibilidade (não esqueça de nomear a sala corretamente), e caso a rom seja diferente, pergunte ao seu amigo se ele permite que você baixe a partir da sala. Não tem coisa mais desagradável alguém entrar na sua sala, e começar a baixar sem a sua permissão.
Converse, seja educado e cordial, ou faça o bom uso do botão KICK, quando necessário.
Se você usa firewall, desligue-o antes de conectar, para que possa ser possível a conexão entre os ZSNES.
Dica: durante o jogo, tecle T para conversar.

4. Dicas para quem usa internet discada (56k)

Existem certos detalhes a serem feitos para este tipo de conexão, mas afirmo que é possível jogar bem, e eu sou a maior prova viva disso.
Primeiramente, (o óbvio) você deve destinar a sua conexão única e exclusiva para o Zbattle. Nada de downloads, e nem páginas da web abertas que atualizam por si mesmas (tais como as de e-mail), ou bate-papos (msn, icq, etc), e qualquer outra do gênero. É indicada a reinicialização do sistema, pois PCs ligados a muito tempo insistem em deixar ativos alguns programas, mesmo tendo fechado eles.
Não insista em rodar certos games “pesados” caso você tenha problemas constantes com eles, tais como UMK3, MK2, Killer Instinct, etc… Foi verificada a incidência alta de lags e desyncs em games desse gênero.
Dê a preferência por jogar com seu amigo de banda larga, afinal, os problemas de conexão serão menores. Mas nada o impede de jogar um Super Bomberman com o teu amigo da discada (convenhamos, esse é um jogaço, e diverte pra caramba).

5. Sugestões de games multiplayer

  • Super Mario Kart
  • Super Bomberman (todos)
  • Super Street Fighter II The New Challengers
  • Mortal Kombat II
  • Rock’n Roll Racing
  • Top Gear (Top Racer)
  • International Superstar Soccer Deluxe
  • Wild Guns
  • Sunset Riders
  • Contra III’ Alien Wars
  • GWED (não conheço direito, mas jogam muito)
  • Biker Mice from Mars

6. Nomenclatura das ROMs

Para uma melhor orientação na hora de baixar suas roms, é bom sempre ter guardado esta lista, pois a maioria das pessoas, desconhecem seu significado e lembrem-se, dêem preferência as roms americas, que vem com a seguinte nomenclatura: Nome do Jogo (U)[!].
Legendas Padrão:
[a] – Alternate – O game que foi dumpado apresenta mais de uma versão que pode apresentar diferenças.
[b] – Bad Dump – Dump mal sucedido, ROM apresenta problemas.
[Beta #] – É um DUMP de uma ROM beta, que está em fase de desenvolvimento (Imcompleta, apresentando bugs e outras coisas cabulosas) o # é o número de versões existentes.
[BF] – Bung Fix – o Dump sofreu um fix pós-dump, ou seja depois que foi dumpado sofreu alguma programação para corrigir algo. Bung = Tampão Fix= Correção
[c] – Cracked – A placa ou chip que apresenta proteção sofreu alguma alteração para que o DUMP fosse possivel. (Seja fisica ou por meio de programação)
[f] – Other Fix – A ROM foi reparada de outro método como uso de patches ou seguindo regras de outra ROM que possui programação ou proteção semelhante.
[h] – Hack – ROM alterada diretamente por reprogramação.
[ o] – Overdump – Uma ROM com overdump significa que os dados adicionais ou extras foi dumpado, mas que não contribui nada para ser emulado, é uma ROM suja a curto modo. (É como se fosse dados “NULL” que preenchem um Game)
[p] – Pirate – É uma ROM de origem pirata, por exemplo um DUMP do game Sonic do Super Nintendo, sabe-se que é um hack, mas o dump não alterou nada da origem.
[t] – Trained – ROM já vem com um trainer imbutido, possibilitando vários cheats.
[T] – Translation – ROM previamente traduzida não oficialmete (Geralmente o T é seguido com a lingua traduzida EX: [T+Port] = Tradução p/ Português)
(Unl) – Unlicensed – DUMP de games ou aplicações não licenciadas (Ex: Fun Car Rally do Genesis que não foi licenciado pela Sega)
[ x] – Bad Checksum – Cada ROM possui um numero que indica se todos o bytes de informação estão corretos, se os 2 estão corretos é um Good checksum, mas se forem diferentes acaba resultando em uma Bad Checksum (É um assunto complicado, mas um Bad Checksum não é tão problemático)
ZZZ_ – Unclassified – ROM que não recebeu classificação alguma.
[!] – Verified Good Dump – ROM livre de erros e falhas que prejudicaria sua emulação.
(???k) – ROM Size – É o tamanho da ROM sem compressão EX: (1024k)
Legendas dos Paises de Origem da ROM :
Serve para você saber aonde foi a origem do lançamento.
(A) – Australia
(C) – China
(E) – Europa
(F) – França
(FN) – Finlandia
(G) – Alemanha
(GR) – Grécia
(HK) – Hong Kong
(I) – Italia
(J) – Japão
(K) – Coréia
(NL) – Holanda
(PD) – Dominio Público (Sem fins lucrativos)
(S) – Espanha
(SW) – Suécia
(U) – USA
(UK) – Inglaterra
(Unk) – País Desconhecido
(-) – País Desconhecido
Legendas Especifícas:
Geral:
(M#) – Multilinguagem (# de Linguagens)
(PAL) – PAL Video
Só para DUMPS de GameBoy:
[C] – Color GameBoy
[S] – Super GameBoy
NeoGeo Pocket:
[M] – Mono Apenas (NeoGeo Pocket)
Nes:
(PC10) – PlayChoice 10 (NES)
Genesis:
(1) – Japan (Genesis)
(4) – USA (Genesis)
(5) – NTSC Apenas (Genesis)
(8 ) – PAL Apenas (Genesis)
Snes:
(BS) – BS ROMS (SNES)
(ST) – Sufami Turbo (SNES)
(NP) – Nintendo Power (SNES)
Coleco:
(Adam) – ADAM Version (Coleco)
Um abraço a todos, boa diversão e vamos jogar!!
Tutorial Retirado do Site:  RetroBits